Regulamento Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2015

 

1. Objetivos: fomentar a prática do xadrez no âmbito escolar; promover o intercâmbio entre alunos-atletas enxadristas e apontar os campeões brasileiros escolares, bem como as escolas campeãs brasileiras de 2015.

 

2. Pré-requisito: evento aberto a todos os estudantes do ensino fundamental e ensino médio matriculados nas escolas das redes público-privadas.

 

3. Categorias: 1º; 2º; 3º; 4º; 5º; 6º; 7º; 8º e 9º ano do ensino fundamental. 1º; 2º e 3º ano do ensino médio. Todas as categorias nos naipes Masculino e Feminino.

 

4. Inscrições: serão efetivadas com observância aos prazos e procedimentos previstos no fôlder deste evento.

    4.1. A categoria à qual o aluno-atleta se inscrever será, obrigatoriamente, correspondente ao seu ano escolar em curso.

    4.1.1. Durante o evento, a Organização se dará o direito de exigir dos alunos-atletas apresentação de documento comprobatório de escolaridade a fim de dirimir dúvidas e, constatada a irregularidade, excluir dos torneios aqueles que estiverem incorretamente inscritos.

    4.1.2. Caso haja apenas uma inscrição numa determinada categoria, seja no naipe Masculino ou Feminino, não haverá transferência para outra categoria. 

4.2. Será aceita inscrição de aluno na condição de ‘bye-ausente’, sem bônus, desde que os prazos e procedimentos previstos no fôlder deste evento sejam cumpridos, bem como a prévia notificação à Organização.

4.3. No ato da inscrição, será fornecido o nome completo da escola e o nome completo do sistema de ensino, caso haja.

4.3.1. A Organização não se responsabilizará pelas grafias incorretas, pelas adoções de apelidos ou abreviaturas dos nomes das escolas e pelas omissões dos nomes dos sistemas de ensino, quando da utilização de tais informações para as necessárias apurações de resultados (art. 9.).

 

5. Programação: de acordo com o anunciado no fôlder deste evento.

   5.1. A confirmação de inscrições implicará no reconhecimento dos nomes dos inscritos nas “Relações de Participantes”, que se encontrarão previamente publicadas no entorno da Área de Jogos e divididas por categorias e naipes.

   5.1.1. Todas as solicitações de correções, quaisquer que sejam, serão acatadas entre 13h e 14h e 15min do dia 02/10 e aquelas que não forem reivindicadas neste prazo serão avaliadas somente para a segunda rodada.

   5.1.2 As Relações de Participantes poderão ser acessadas a partir do dia 15/09 no sítio da entidade organizadora: www.casadoxadrez.com

5.2. A tolerância para o aluno-atleta em atraso será de 30 minutos, contados a partir da autorização do árbitro-chefe para o início de cada rodada.

5.3. O aluno-atleta que não comparecer à partida e não justificar sua falta ao árbitro-chefe, até o final da rodada em questão, será eliminado do torneio. O nome será retirado dos emparceiramentos caso isto seja tecnicamente possível.

5.3.1. O aluno-atleta poderá solicitar ao árbitro-chefe, uma única vez ao longo da competição, a exclusão de seu nome para uma determinada rodada.

 

6. Ritmo de jogo: sessenta e cinco minutos por aluno-atleta, Knock-out.

 

7. Sistemas de emparceiramento: de acordo com o número de alunos-atletas por categoria e naipe.

 

  • Sistema Suíço em seis rodadas para número igual ou superior a nove alunos-atletas e cinco rodadas para sete ou oito alunos-atletas;

  • Sistema Round-Robin em cinco rodadas para cinco ou seis alunos-atletas e Double Round-Robin em seis rodadas para três ou quatro alunos-atletas;

  • Match de seis partidas para dois alunos-atletas.

 

8. Critérios de desempate: de acordo com o Sistema de Emparceiramento a ser utilizado.

      8.1. Sistema Suíço:

            8.1.1. Confronto Direto;

            8.1.2. Número de Vitórias;

            8.1.3. Buchholz – 1;

            8.1.4. Buchholz;

            8.1.5. Sonneborn-Berger;

            8.1.6. Sorteio.

      8.2. Sistemas Round-Robin e Double Round-Robin:

            8.2.1. Confronto Direto;

            8.2.2. Número de Vitórias;

            8.2.3. Sonneborn-Berger;

            8.2.4. Maioria Negra;

            8.2.5. Sistema Koya;

            8.2.6. Sorteio.

      8.3. Match:

            8.3.1. Sorteio.

§ Único – No caso do Match, aquele que, a qualquer momento, atingir a metade dos pontos mais ½ será declarado vencedor, de acordo com o recorrente na FIDE.

 

9. Premiação: de acordo com o anunciado no fôlder deste evento.

      9.1. A pontuação final de uma escola será a somatória dos pontos obtidos por seus alunos-atletas, classificados até o décimo lugar, em todas as categorias, nos naipes Masculino e Feminino.

      9.2. A pontuação final de um sistema de ensino consistirá na somatória dos pontos obtidos pelas escolas que o representam.

      9.3. O aluno-atleta excluído da competição não será considerado para efeito de premiação, conforme as definições do art. 9.

     

10. Regimento e diretrizes: a competição será regida pela Lei da FIDE, sob suas diretrizes gerais, onde houver aplicabilidade, com anuência da CBX.

      10.1. As informações contidas no folder integram o presente regulamento.

      10.2. A competição não será válida aos cômputos dos ratings FIDE e CBX.

      10.3. Será utilizado o programa administrador Swiss Manager.

      10.4. Notação enxadrística será obrigatória, salvo as seguintes exceções:

            10.4.1. Os alunos-atletas do 1º, 2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental, nos naipes Masculino e Feminino, estarão desobrigados da notação.

      10.5. Os condutores das peças claras deverão apresentar, a cada rodada, peças em padrões aceitáveis e relógio em perfeito estado de funcionamento.

      10.5.1. O descumprimento do art. ‘10.5.’ será interpretado como ausência do aluno-atleta e poderá implicar na perda da partida, caso seja esgotada a tolerância de trinta minutos – art. ‘5.2’

 

11. Comitê de Apelação: será formado durante a Reunião Técnica e estará composto por presidente, dois membros titulares e dois suplentes.

      11.1. Somente será acatado o recurso escrito, datado, assinado e apresentado à Organização no prazo máximo de 15 minutos, após o encerramento da última partida da rodada que gerou o fato, e mediante o pagamento da taxa de R$ 250,00.

     

12. A inscrição para este evento implicará na plena aceitação das disposições do presente regulamento.    

 

Endereço:

Rua Campos Elíseos, no 278

Bairro Barroca

Belo Horizonte - MG

cep: 30.431-068
 

casadoxadrezbh@gmail.com

(31) 3334-1325

  • b-facebook
  • b-youtube