xadrez.png
chess-queen.png

Sobre Nós

Principais Valores

Nossos principais valores são:

Respeito, Ética, Excelência, Determinação, Coragem e Igualdade. Respeito pelas regras do jogo, a Ética de ser honesto e justo, a Excelência de abstrair o melhor de si, tanto no xadrez quanto na vida, a Determinação de poder ter sempre a oportunidade de fazer o melhor mesmo quando a situação está difícil, a Coragem de fazer o que acreditamos que é o certo e a Igualdade  que nos assegura a imparcialidade de status, cor e sexo.

3.png

Benefícios do Xadrez

O Xadrez além de contribuir na formação e desenvolvimento de indivíduos no âmbito escolar, também permite:

  • Contribuir para a educação voltada à interação social na busca pela formação integral do cidadão;

  • Despertar o espírito reflexivo e crítico;

  • Ampliar a capacidade para tomada de decisões;

  • Desenvolver a inteligência espacial;

  • Desenvolver a disciplina na execução de uma tarefa;

  • Estimular o desenvolvimento das operações do intelecto;

  • Desenvolver a capacidade de comunicação;

  • Desenvolver a capacidade de aprender;

  • Formular hipóteses e prever resultados;

  • Elaborar estratégias de enfrentamento das questões;

  • Interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.

Image by Damiano Lingauri

Nossa História

O psicólogo Julio Lapertosa inaugurou a Casa do Xadrez em março de 2000 com a expectativa de  divulgar o xadrez como ferramenta auxiliar no desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes e treinar atletas de competição. Trabalhou com o xadrez como matéria extra curricular em escolas particulares.

Já estiveram na Casa do Xadrez para palestras  e treinamentos:  o argentino e Grande Mestre Guilhermo Soppe, o Ucraniano GM Alexander Golshapov, os brasileiros: GM Darcy Lima, GM Rafael Leitão, GM Krikor e o Mestre Internacional Roberto Molina.

Vários atletas de reconhecimento nacional e internacional, tiveram sua iniciação na Casa do Xadrez.

O Professor Julio Lapertosa já treinou vários professores para iniciar o ensino nas escolas em projetos como da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Secretaria Municipial de Santa Maria Jetibá-ES, Sistema Fiemg de Ensino.

O treinamento de atletas de competição é individualizado, priorizando o alto rendimento em torneios e a integração pessoal.

Associe-se

Venha fazer parte da nossa turma! Basta escolher a melhor modalidade para você:

Aluno: como aluno, você tem todas as vantagens de um sócio e ainda conta com uma aula teórica por semana, individual (presencial ou online) ou em turmas de até quatro alunos, com uma hora de duração.

Capacitação e Treinamento para Professores: Os professores da rede escolar são capacitados e treinados para ministrar aulas de xadrez.

Torneios: Um sábado por mês a Casa do Xadrez oferece um torneio aberto ao público e associados. Confira nosso calendário.

Funcionamos de terça-feira a quinta-feira de 9 horas as 21 horas, sexta-feira de 9 horas as 18 horas e sábado de 9 horas as 12 horas. 
Para consultar a disponibilidade de horários para as aulas ou tirar quaisquer dúvidas, entre em contato conosco.​

Torneios Rápidos

A Casa do Xadrez realiza regularmente um sábado por mês  um torneio para seus associados e convidados. O horário é de 14 horas até as 18 horas.

 

Informe-se pelo telefone ((31) 3334-1325) ou por email (casadoxadrezbh@gmail.com)