xadrez.png

Regulamento Campeonato Brasileiro Escolar 2021

1. Objetivos: fomentar a prática do xadrez no âmbito escolar; promover o intercâmbio entre os enxadristas e apontar as escolas campeãs brasileiras de 2021.

 

2. Pré-requisito: evento aberto a todos os enxadristas cadastrados CBX 2021 dentro das faixas etárias apresentadas no artigo 3.

 

3. Categorias: Sub 5; Sub6;  sub7; sub8; sub9; sub10; sub11; sub12; sub13; sub14; sub15; sub16 e Sub18 .  Todas as categorias nos naipes Masculino e Feminino. (VEJA SUA CATEGORIA AQUI)

4. Inscrições: serão efetivadas com observância aos prazos e procedimentos previstos no folder deste evento. Podendo ser realizadas de duas maneiras representando uma escola ou avulso (sem representar escola).

    4.1. A categoria à qual o enxadrista se inscrever será, obrigatoriamente, correspondente a sua faixa etária.

    4.1.1. Durante o evento, a Organização se dará o direito de exigir dos enxadristas que desejem representar uma escola e/ou  uma Rede de Escolas o documento comprobatório de matrícula da referida escola.

    4.1.2. Caso haja apenas uma inscrição numa determinada categoria, seja no naipe Masculino ou Feminino, haverá transferência para outra categoria superior e o enxadrista será premiado de acordo com sua categoria. . 

4.2. Será aceita inscrição de aluno na condição de ‘bye-ausente’, sem bônus, desde que os prazos e procedimentos previstos no folder deste evento sejam cumpridos, bem como a prévia notificação à Organização.

4.3. No ato da inscrição, será fornecido o nome completo da escola e o nome completo da Rede de Escolas, caso o inscrito deseje representar alguma escola ou rede de Escolas, os inscritos avulsos estarão dispensados de apresentar esses dados.

4.3.1. A Organização não se responsabilizará pelas grafias incorretas, pelas adoções de apelidos ou abreviaturas dos nomes das escolas e pelas omissões dos nomes da Rede de Escolas, quando da utilização de tais informações para as necessárias apurações de resultados (art. 9.).

 

5. Programação: de acordo com o anunciado no folder deste evento.

   5.1. A confirmação de inscrições implicará no reconhecimento dos nomes dos inscritos nas “Relações de Participantes”, que se encontrarão previamente publicadas no entorno da Área de Jogos e divididas por categorias e naipes.

   5.1.1. Todas as solicitações de correções, quaisquer que sejam, serão acatadas entre 13h e 14h e 15min do dia 24/09 e aquelas que não forem reivindicadas neste prazo serão avaliadas somente para a segunda rodada.

   5.1.2 As Relações de Participantes poderão ser acessadas  no sítio da entidade organizadora: www.casadoxadrez.com

5.2. A tolerância para o enxadrista em atraso será de 30 minutos, contados a partir da autorização do árbitro-chefe para o início de cada rodada.

5.3. O enxadrista que não comparecer à partida e não justificar sua falta ao árbitro-chefe, até o final da rodada em questão, será eliminado do torneio. O nome será retirado dos emparceiramentos caso isto seja tecnicamente possível.

5.3.1. O enxadrista poderá solicitar ao árbitro-chefe, uma única vez ao longo da competição, a exclusão de seu nome para uma determinada rodada.

 

6. Ritmo de jogo: cinquenta e nove minutos por aluno-atleta, Knock-out.

 

7. Sistemas de emparceiramento: de acordo com o número de alunos-atletas por categoria e naipe.

 

  • Sistema Suíço em seis rodadas para número igual ou superior a nove enxadristas e cinco rodadas para sete ou oito enxadristas;

  • Sistema Round-Robin em cinco rodadas para cinco ou seis alunos-atletas e Double Round-Robin em seis rodadas para três ou quatro enxadristas;

  • Match de seis partidas para dois enxadristas.

 

8. Critérios de desempate: de acordo com o Sistema de Emparceiramento a ser utilizado.

      8.1. Sistema Suíço:

           1º critério - Buchholz com corte do pior resultado 

           2º critério - Buchholz mediano resultado 

           3º critério - Buchholz total 

           4º critério - Maior nº de vitórias   

           5º critério - Maior nº de partidas com as peças pretas 

      8.2. Sistemas Round-Robin e Double Round-Robin:

           1º critério - Pontuação Individual

           2º critério - Confronto Direto  

           3º critério - Sonneborn-Berger 

           4º critério - Sistema Koya  

           5º critério - Maior nº de vitórias 
      8.3. Match:

            8.3.1. Sorteio.

§ Único – No caso do Match, aquele que, a qualquer momento, atingir a metade dos pontos mais ½ será declarado vencedor, de acordo com o recorrente na FIDE.

 

9. Premiação: de acordo com o anunciado no folder deste evento.

      9.1. A pontuação final de uma escola será a somatória dos pontos obtidos por seus enxadristas, classificados até o décimo lugar, em todas as categorias, nos naipes Masculino e Feminino.

      9.2. A pontuação final da rede escolar consistirá na somatória dos pontos obtidos pelas escolas que o representam.

      9.3. O enxadrista excluído da competição não será considerado para efeito de premiação, conforme as definições do art. 9.

     

10. Regimento e diretrizes: a competição será regida pela Lei da FIDE, sob suas diretrizes gerais, onde houver aplicabilidade, com anuência da CBX.

      10.1. As informações contidas no folder integram o presente regulamento.

      10.2. A competição  será válida aos cômputos do ratings CBX.

      10.3. Será utilizado o programa administrador Swiss Manager.

      10.4. Notação enxadrística NÃO será obrigatória,

      10.5. Os condutores das peças claras deverão apresentar, a cada rodada, peças em padrões aceitáveis e relógio em perfeito estado de funcionamento.

      10.5.1. O descumprimento do art. ‘10.5.’ será interpretado como ausência do enxadrista e poderá implicar na perda da partida, caso seja esgotada a tolerância de trinta minutos – art. ‘5.2’

 

11. Comitê de Apelação: será formado durante a Reunião Técnica e estará composto por presidente, dois membros titulares e dois suplentes.

      11.1. Somente será acatado o recurso escrito, datado, assinado e apresentado à Organização no prazo máximo de 15 minutos, após o encerramento da última partida da rodada que gerou o fato, e mediante o pagamento da taxa de R$ 300,00 em espécie.

     

12.  Os participantes, desde já, autorizam a utilização de seu nome, imagem e som de voz para a divulgação do torneio, por período indeterminado, sem qualquer ônus para a Organização

13. A inscrição para este evento implicará na plena aceitação das disposições do presente regulamento e o protocolo de saúde